Contabilidade para médico autônomo: Como pagar menos impostos

Contabilidade para médico autônomo: Como pagar menos impostos

Contabilidade para médico autônomo, tire todas as suas dúvidas, descubra como pagar menos impostos, emitir notas fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.

Você atua como médico autônomo, está enfrentando problemas com a alta carga tributária sobre profissionais que trabalham como pessoa física ou então não sabe o que precisa fazer para ficar em dia com o fisco?

Se a sua resposta foi “SIM”, você chegou ao lugar certo! Neste conteúdo, a AJMED, sua contabilidade especializada em clínicas médicas, vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Acompanhe este conteúdo até o final, ou se preferir, entre em contato com nosso time de contadores especializadas em contabilidade médica, clicando em um dos botões abaixo:

Como funciona a tributação para médico autônomo?

De acordo com a legislação em vigor, médicos e outros profissionais que atuam de forma autônoma, devem recolher seus impostos, com base na Tabela do Imposto de Renda Pessoa Física.

Na tabela, que apresentamos abaixo, a alíquota de contribuição do médico autônomo pode chegar a 27,50% sobre os seus rendimentos.

[gen_shortcode id=”1552″ title=”IR”]

Além disso, o médico autônomo, também precisa contribuir para a Previdência Social (INSS) com alíquota de 20% sobre os seus rendimentos.

Como podemos observar, uma tributação elevada e que costuma comprometer boa parte dos rendimentos do médico.

No entanto, a boa notícia é que com o apoio e assessoria contábil de uma contabilidade para médico autônomo, esses profissionais podem garantir uma importante economia no pagamento de impostos.

Como funciona a tributação para médico pessoa jurídica?

Por sua vez, o médico pessoa jurídica, ou seja, aquele que possui CNPJ pode optar por abrir uma empresa no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, garantindo economia de impostos em ambos os regimes tributários.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes sobre cada regime, confira:

Simples Nacional

O profissional que procura uma contabilidade para médico autônomo e decide abrir um CNPJ no Simples Nacional, pode ser tributado com base no Anexo III ou no Anexo V.

Na prática, tudo vai depender do chamado Fator R, uma proporção entre o faturamento do profissional e suas despesas com pró-labore e folha de pagamento.

De acordo com a regra do Fator R, médicos que utilizam 28% ou mais do seu faturamento com despesas relacionadas ao seu pró-labore e folha de pagamento de funcionários, podem ser tributados no Anexo III, com alíquotas menores.

Por sua vez, os médicos que não utilizam 28% ou mais do seu faturamento com despesas relacionadas a folha de pagamento, são tributados no Anexo V, confira as tabelas abaixo:

Anexo III

[gen_shortcode id=”1554″ title=”Anexo III”]

Anexo V

[gen_shortcode id=”1555″ title=”Anexo V”]

Lucro Presumido

Por sua vez, o profissional que procura uma contabilidade para médico autônomo e decide abrir um CNPJ no Lucro Presumido, será tributado entre 13,33% a 16,33% sobre o seu faturamento.

Devido às suas alíquotas, o Lucro Presumido costuma ser uma boa opção para médicos que possuem despesas reduzidas com folha de pagamento e que seriam enquadrados no Anexo V do Simples Nacional, ou profissionais com alto faturamento, devido às alíquotas maiores nas últimas faixas do Simples.

No entanto, você não precisa se preocupar com todos esses detalhes, o importante é que você perceba que é possível economizar significativamente e pagar menos impostos ao abrir um CNPJ médico.

Contabilidade para médico autônomo: Como abrir um CNPJ?

Você já sabe que com o apoio de uma contabilidade para médico autônomo pode garantir economia e pagar menos impostos. 

Sendo assim, é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ médico.

Com a assessoria contábil da AJMED, abrir o seu CNPJ para começar a pagar menos impostos é muito simples, tudo o que você precisa é entrar em contato conosco.

Nosso time de contadores está preparado para tirar todas as suas dúvidas e cuidar de todos os trâmites para registro e legalização da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ médico;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Liberação da Inscrição Municipal e autorização para emissão de notas fiscais;
  • Registro no CRM Conselho Regional de Medicina.

Com o apoio do nosso serviço especializado em contabilidade para clínicas, hospitais e profissionais de saúde você paga menos impostos e mantém todas as suas obrigações em dia, conheça alguns dos nossos serviços:

  • 100% das obrigações fiscais, contábeis e eSocial entregues;
  • Terceirização do financeiro de clínicas médicas;
  • Redução da carga tributária através da transformação de clínicas em hospitais;
  • Suporte e treinamento para emissão de NFe de serviços, 
  • Orientação para dúvidas sobre ISS, glosas médicas e convênios;
  • Cálculo de folha de pagamento;
  • Escrituração de notas fiscais e movimentos contábeis;
  • Apuração de impostos e emissão de guias;
  • Apresentação de balanços e outros documentos contábeis;
  • Dentre outros serviços.

Para saber mais, tirar suas dúvidas ou solicitar a abertura do seu CNPJ médico, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Você sabia que com o apoio e assessoria de uma…
Cresta Posts Box by CP