Como abrir uma clínica médica no ABC Paulista

Como abrir uma clínica médica no ABC Paulista

O que é preciso para abrir uma clínica médica no ABC Paulista? O ABC Paulista faz parte da região metropolitana de São Paulo, sendo formado pelas cidades de Santo André (A), São Bernardo (B) e São Caetano (C).

Atualmente, outros municípios também são considerados parte do ABC Paulista, dentre eles: Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Diadema.

Juntos, os municípios ocupam uma área de aproximadamente 825km² e somam pouco mais de 2,8 milhões de habitantes, segundo dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Devido a grande densidade populacional, abrir uma clínica médica no ABC Paulista pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

Confira nesse conteúdo, um passo a passo completo para abrir sua clínica médica no ABC.

Como abrir uma clínica médica no ABC Paulista: Estrutura e Localização

Um dos primeiros passos para abrir uma clínica médica no ABC Paulista, diz respeito à escolha da localização e montagem da estrutura do negócio.

Veja, tudo o que você precisa saber:

Localização

Definir uma localização estratégica pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua clínica médica, portanto, durante a escolha da localização ideal para o seu negócio, considere os seguintes itens:

  • O local é de fácil acesso;
  • É possível estacionar facilmente na região;
  • O imóvel possui as dimensões e estrutura adequada para receber uma clínica;
  • O imóvel conta com recursos de acessibilidade, como rampas?
  • Será necessário realizar reformas e adaptações?
  • A região é tradicionalmente conhecida por agrupar estabelecimentos de saúde?

Sempre que possível, escolha um local de fácil acesso e estacionamento, próximo a outras clínicas e estabelecimentos de saúde. Esses pequenos detalhes são importantes para o sucesso da clínica médica.

Mobília e Equipamentos

Em seguida, pense na mobília e nos equipamentos que você precisará adquirir para abrir uma clínica médica no ABC Paulista.

Separamos uma pequena lista com itens básicos para uma clínica médica, confira e acrescente outros itens, caso necessário:

  • Computadores;
  • Impressora;
  • Balcão para recepção;
  • Mesas e cadeiras para atendimento;
  • Cadeiras e poltronas para a sala de espera;
  • Bebedouro;
  • Maca para as salas de consulta;
  • Armário para arquivos e documentos;
  • Telefone;
  • Televisão para a sala de espera;
  • Aparelhos de Ar Condicionado.

Além dos itens de mobília e equipamentos, também será preciso adquirir materiais de escritório em geral.

Pessoal

Para abrir uma clínica médica no ABC Paulista também será preciso levar em consideração a estrutura de pessoal, incluindo:

  • Recepcionistas;
  • Auxiliar de Serviços Gerais;
  • Profissionais de Saúde.

O número de profissionais a serem contratados dependerá do porte e dos serviços e especialidades ofertadas pela clínica médica.

Para clínicas em que o próprio médico é responsável pelos atendimentos, uma secretária e uma profissional de serviços gerais serão suficientes.

No entanto, em clínicas maiores, a contratação de maior número de profissionais pode ser necessária.

Convênio a planos de saúde

Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração por quem pretende abrir uma clínica médica no ABC Paulista, diz respeito ao convênio com operadoras de planos de saúde.

Conveniar a sua clínica médica aos principais planos de saúde do Brasil, pode garantir um grande número de atendimentos e fluxo de pessoas.

Dentre os principais planos de saúde para conveniar sua clínica, podemos destacar:

  • Saúde Bradesco
  • Amil
  • HapVida
  • Notredame
  • Sulamérica
  • Unimed.

Após elaborar todo o planejamento necessário para abrir uma clínica médica no ABC Paulista, é hora de pensar nas etapas necessárias para legalizar o negócio.

Mas, não se preocupe, a AJMED, sua contabilidade para clínicas médicas, cuidará de todos os procedimentos necessários para a legalização do seu negócio.

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Como abrir uma clínica médica no ABC Paulista: Legalização

A legalização de uma clínica médica pode ser dividida nas seguintes etapas:

  • Escolha do Regime Jurídico;
  • Definição do melhor Regime Tributário;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Abertura do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento;
  • Emissão do Alvará de Vigilância Sanitária;
  • Cadastro no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde;
  • Cadastro no CRM – Conselho Regional de Medicina.

Todas as etapas e registros listados acima são importantes para a legalização e operação da clínica médica, e portanto, precisam ser observados obrigatoriamente.

Escolha do Regime Jurídico

O Regime Jurídico determinará o modelo de constituição empresarial da clínica médica que pode por exemplo, contar ou não sócios.

Os especialistas em regularização de clínicas da AJMED, fornecerão toda a orientação necessária para a escolha do melhor regime jurídico para o seu negócio.

Definição do melhor Regime Tributário

Por sua vez, o Regime Tributário escolhido determinará a forma de apuração e recolhimento dos impostos da clínica médica.

Atualmente existem três regimes tributários no Brasil, são eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Você receberá todas as orientações para a escolha do melhor regime tributário para abrir sua clínica médica no ABC Paulista.

Registro na Junta Comercial

A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro e constituição de empresas em geral.

No Estado de São Paulo, esse órgão é a JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo.

A JUCESP ficará responsável por registrar o Contrato Social ou Requerimento de Empresário.

Abertura do CNPJ

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é um documento obrigatório para o registro e funcionamento de toda e qualquer empresa no Brasil.

A emissão desse documento é de responsabilidade da Receita Federal.

Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Por sua vez, caberá a prefeitura do município de instalação da clínica médica a emissão de dois documentos importantes, são eles:

  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Funcionamento.

Sem esses documentos, sua clínica médica fica impedida de funcionar e emitir notas fiscais de serviço.

Emissão do Alvará da Vigilância Sanitária

Além de registrar a sua clínica médica na prefeitura, também será necessário solicitar a emissão do Alvará da Vigilância Sanitária.

A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por atestar as condições de higiene e saúde para o funcionamento de clínicas médicas e outros estabelecimentos.

Cadastro no CNES 

Também será necessário cadastrar a sua clínica médica no CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

O CNES é um sistema mantido pelo Ministério da Saúde com dados cadastrais e informações gerais sobre todos os estabelecimentos de saúde em funcionamento no país.

Cadastro no CRM – Conselho Regional de Medicina

Por fim, será necessário solicitar o registro da clínica médica no CRM – Conselho Regional de Medicina.

Cumpridas todas as etapas relacionadas a legalização, sua clínica estará apta para entrar em funcionamento.

São muitas etapas, não é mesmo? Mas, não se preocupe, a AJMED cuidará de tudo para você, para isso, você só precisa clicar em um dos botões abaixo e entrar em contato conosco:

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