3 ótimos sistemas para telemedicina

3 ótimos sistemas para telemedicina

A telemedicina está em franca expansão. Desde que surgiu, ela vem conquistando cada vez mais usuários. Porém, com a pandemia do Covid-19, a sua utilização se tornou algo ainda mais essencial. Por isso, novos sistemas para telemedicina foram ganhando força.

A telemedicina facilita e agiliza muito os atendimentos. Com ela, basta um dispositivo com internet para se conectar com o paciente, realizar consultas e prescrever medicamentos. Enfim, é uma maneira totalmente inovadora e confiável de exercer a Medicina.

Então, se você está pensando em utilizar a telemedicina, mas ainda não sabe qual sistema usar, nem as vantagens desse atendimento, confira as dicas que separamos para você. Com certeza, elas te ajudarão muito nesse processo.

O que é a telemedicina?

Com a telemedicina, é possível atender o paciente de maneira remota, interpretar os seus exames e diagnósticos, prescrever remédios e ainda monitorar os pacientes. É uma área da tele saúde que ganha mais força a cada dia.

Apesar de ganhar mais público recentemente, a OMS reconheceu a telemedicina desde 1990. Esse reconhecimento baseia-se na importância do atendimento remoto, em casos que a distância impede que o atendimento ocorra.

No Brasil, a regulamentação da telemedicina se deu em 2020, como uma opção viável à quarentena. Os sistemas de telemedicina são metodologias audiovisuais que possibilitam o atendimento clínico, a educação e a pesquisa na área da medicina.

Mesmo que seja à distância, os cuidados e deveres do profissional permanecem os mesmos. A atuação do profissional baseia-se no código da CFM, sobretudo em relação à guarda, manuseio e sigilo das informações fornecidas pelo paciente.

Para atuar na telemedicina como pessoa jurídica, é necessário fazer a inscrição no Cadastro de Pessoa Jurídica, do Conselho Regional de Medicina no seu estado de atuação.

Além disso, é necessário apresentar a responsabilidade técnica de um médico inscrito no Conselho, e o quadro de funcionários.

A atuação de Pessoas Físicas é mais simples: basta ter o CRM e ser a mesma pessoa que atenderá as consultas. Porém, lembre-se que como os seus deveres e direitos permanecem os mesmos, você só pode atuar dentro da sua especialidade!

O serviço de atendimento clínico remoto garante que o serviço é de qualidade, e que a segurança do médico e do paciente estão preservadas.

Dentro da telemedicina, que é uma subárea da tele saúde, existem frentes de atuação. A emissão de laudos à distância, tele consulta, tele assistência e tele educação. 

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Os 3 melhores sistemas para telemedicina

Para guiar a sua escolha entre os melhores sistemas para telemedicina, você deve observar alguns critérios. Por exemplo:

  • O ideal é que a plataforma tenha integração com a sua agenda digital;
  • Seja de fácil acesso;
  • Totalmente disponível online;
  • Garanta a segurança dos dados na nuvem;
  • Tenha um suporte em casos de dúvidas;
  • Que tenha acesso às prescrições e prontuários;
  • E não esqueça de observar os custos da plataforma também.

Enfim, já apresentamos as vantagens de iniciar os atendimentos de maneira remota. Agora, vamos apresentar quais são os 3 melhores sistemas para telemedicina que te garantem todos os benefícios dessa tecnologia:

Morsch

A Morsch é uma das pioneiras no mercado de telemedicina na América Latina e no Brasil. Sua interface não é burocrática, e é uma das empresas com maior credibilidade no mercado.

O seu sistema para telemedicina garante consultas criptografadas, suporte e treinamento para quem está começando. Assim como segurança com alta complexidade. Você pode optar por serviços pré-pagos dentro da plataforma, ou seja, paga apenas pelos exames que enviar, e não uma taxa mensal.

Todos os arquivos ficam salvos na nuvem. Com isso, o médico e o paciente podem acessar de maneira rápida e prática.

iMedicina

A iMedicina é uma das 10 maiores empresas de tecnologia no ramo de saúde. Você pode escolher entre três modalidades de atendimento que ela oferece:

  • Teleinterconsulta: troca de opiniões e informações entre os médicos para se chegar ao melhor diagnóstico ou tratamento.
  • Telemonitoramento: é possível monitorar a saúde dos pacientes à distância, a fim de supervisionar possíveis problemas. Essa modalidade permite a criação de relatórios quinzenais, gestão de mídia e produção de conteúdo, além de outras integrações que auxiliam nesse monitoramento. 
  • Teleorientação: você faz toda a orientação ao paciente, como encaminhamentos.

A plataforma permite um primeiro acesso gratuito, para você ir se habituando com o sistema e entender mais as funcionalidades.

Amplimed

A Amplimed possui soluções de Telemedicina desde antes da consulta. Além disso, ela permite que sejam enviados SMS e e-mails para os pacientes, confirmando as consultas de maneira totalmente automática.

Os atendimentos são todos digitais, possui um chat para conversar com os pacientes, e enviar prontuários e pedidos de exames. Aliás, há ainda a possibilidade de armazenamento de arquivos com assinatura e validação ICP.

O link para a chamada, que é criptografada, pode ser enviado por meio de SMS ou e-mail. A teleconsulta é integrada ao prontuário eletrônico e ao agendamento online. Os valores estão disponíveis apenas sob consulta, mas há a possibilidade de fazer um trial.  

Quais são as vantagens dos sistemas para telemedicina?

A medicina remota possui vantagens para todos os envolvidos na situação – dos gestores aos pacientes.

A vantagem que mais se destaca é a flexibilidade que ela proporciona, seja de horários ou de localidade. Além disso, o médico consegue mais acesso aos pacientes, aumentando seu portfólio.

Ademais, o ambiente digital é seguro e torna o atendimento mais rápido. Os arquivos dos atendimentos, como prontuários, receitas e resultados de exames, ficam disponíveis para consultas por meio da nuvem, tanto pelo médico quanto pelo paciente.

Aliás, vale frisar que o custo em manter os atendimentos é mais baixo.

Dessa forma, a população que não encontra especialistas na sua cidade, consegue ter acesso de maneira remota, e as pessoas mais jovens, que são apaixonadas por tecnologia, têm mais acesso a esse atendimento dinâmico.

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