O que é SST no eSocial?

O que é SST no eSocial?

Você sabe o que é SST no eSocial? Já se interessou e procurou saber mais sobre o assunto?

É hora de saber mais sobre o assunto e se regularizar para evitar a aplicação de multas e outras penalidades por parte do fisco e dos órgãos de fiscalização do trabalho.

Sua empresa está cumprindo as normas e diretrizes de SST presentes na legislação em vigor? Como estão os seus envios para o eSocial?

Acompanhe esse conteúdo até o final, tire suas dúvidas e fique por dentro de tudo!

O que é SST?

SST é a sigla para Saúde e Segurança do Trabalho, área responsável por cuidar da saúde e bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho.

A Saúde e Segurança do Trabalho, está presente em normas como a NR-9 e a NR-7, e como não poderia ser diferente na CLT.

No seu artigo 157, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece diretrizes e determina que cabe às empresas:

  • I cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
  • II instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
  • III adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
  • IV facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

Já as normas citadas acima, disciplinam sobre o PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Infelizmente, não podemos negar que apesar das normas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil é um dos campeões em acidentes.

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O que é eSocial?

eSocial é a sigla para Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, um sistema desenvolvido pelo Governo com o objetivo de simplificar o número de obrigações acessórias relacionadas à folha de pagamento e fortalecer a fiscalização sobre as empresas.

De acordo com o Governo Federal, o eSocial vai substituir as seguintes obrigações acessórias:

  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;
  • DIRF – Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte;
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  • CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • CD – Comunicação de Dispensa;
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  • LRE – Livro de Registro do Empregado;
  • DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais;
  • GPS – Guia da Previdência Social;
  • GRF e GRRF – Guia de Recolhimento do FGTS e Guia de Recolhimento do FGTS.

Dentre os itens substituídos estão o CAT Comunicado de Acidente do Trabalho e o PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário, itens que estão diretamente ligados ao SST.

Como funciona o SST no eSocial

Você já sabe o que é eSocial e o que é SST, sendo assim, é hora de conferir qual é a relação entre eles.

O eSocial começou em 2018, com a implantação da sua primeira fase e grupo de eventos. No entanto, foi dividido em um cronograma com 4 etapas, para facilitar a adaptação das empresas.

1ª Fase Eventos de Tabelas: Destinado ao envio de informações cadastrais dos empregadores, ou seja, relacionadas às empresas.

2ª Fase Eventos Não Periódicos: Destinado ao envio de informações dos funcionários.

3ª Fase Eventos Periódicos: Destinado ao envio de informações sobre a folha de pagamento.

4ª Fase Eventos de SST: Destinado ao envio de informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho.

De acordo com o cronograma de implantação da obrigação acessória, os eventos de SST, ou seja, a obrigatoriedade quanto ao envio de informações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho, entrou em vigor no dia 10 de janeiro.

Com isso, as empresas passam a ser obrigadas a transmitir periodicamente, as seguintes informações para o eSocial:

  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho: Evento utilizado para o envio de Comunicados de Acidente do Trabalho – CAT.
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador: Evento para envio de informações relacionadas ao acompanhamento da saúde do trabalhador durante o seu contrato de trabalho, com as informações relativas aos ASO e seus exames complementares, incluindo aquelas exigidas para traçar o Perfil Profissiográfico Previdenciário.
  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos: Evento para o fornecimento de informações relacionadas à exposição do trabalhador aos fatores de risco.

É importante ter atenção especial com o assunto, uma vez que o atraso no envio das informações para o eSocial pode acarretar em multas e sanções.

Veja também: SST para clínicas médicas no eSocial

Como enviar eventos de SST no eSocial?

A responsabilidade quanto ao envio das informações de SST no eSocial é das empresas, por meio dos seus profissionais de SST, como médicos e técnicos de segurança do trabalho ou através de clínicas terceirizadas.

O envio das informações solicitadas pelo Governo pode ser realizado por sistemas próprios que integram com o eSocial ou diretamente no site.

Confira os prazos para envio:

S-2210: O evento de comunicação de acidentes do trabalho deve ser enviado para o eSocial até o primeiro dia útil seguinte à sua ocorrência e, em caso de morte, imediatamente.

S-2220: O evento de monitoramento da saúde do trabalhador deve ser enviado até o dia 15 do mês posterior à realização dos exames médicos ocupacionais.

S-2240: O evento que trata das condições ambientais de trabalho deve ser enviado até o dia 15 do mês posterior ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST no eSocial e em caso de alterações, até o dia 15 do mês posterior às mudanças.

A atenção aos prazos é fundamental, uma vez que as multas podem passar dos R$ 180 mil.

Envie o eSocial com a AJMED

Mantenha a sua empresa em dia com o eSocial, conte com o apoio e assessoria da AJMED para transmitir todos os eventos da 1ª, 2ª e 3ª fase.

Além disso, podemos orientar você em relação à contratação de profissionais ou clínicas especializadas em Saúde e Segurança do Trabalho, para transmissão de eventos de SST.

Deseja saber mais sobre o eSocial, manter sua empresa em dia e evitar problemas com o fisco? Conte conosco! Clique em um dos botões abaixo e fale com nossa equipe.

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