Você busca maiores lucros para a sua clínica odontológica, mas não sabe o que fazer e nem por onde começar para melhorar os seus resultados?
Então não perca este artigo completo, preparado pela AJMED para você, aqui reunimos algumas dicas e estratégias importantes para a otimização de resultados e o sucesso do seu negócio.
Trabalhar como autônomo ou empreender na área da saúde não é uma tarefa fácil, existe muita concorrência no mercado e para conseguir um lugar de destaque é preciso cuidar muito bem do seu negócio. Acompanhe este artigo até o final com muita atenção e depois coloque tudo o que você aprenderá aqui em prática.
Faça a gestão financeira da sua clínica odontológica
Apesar da gestão de clínicas na área da saúde não ser um assunto comumente discutido em sala de aula, durante o processo de formação de um dentista ou qualquer outro profissional do segmento, é preciso entender um pouco sobre as rotinas administrativas que fazem o negócio andar.
Sem uma boa gestão é impossível fazer qualquer negócio alcançar bons resultados. É preciso ter metas no curto, médio e longo prazo, além de muito controle sobre as receitas e principalmente as despesas da clínica odontológica.
Defina o custo e o preço a ser cobrado por cada procedimento
O primeiro passo para o sucesso financeiro de uma clínica está relacionado à organização de uma tabela de preços. Cada procedimento deve ter um preço a ser cobrado pré-definido. Este preço deve levar em consideração todos os custos envolvidos na execução do procedimento, desde os materiais utilizados até o custo relacionado a mão de obra do dentista.
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É importante esclarecer que o preço fixado por cada procedimento não pode ter uma margem de lucro muito reduzida e que não cubra todas as despesas da clínica, assim como também não pode conter uma margem de lucro exorbitante e que afaste os clientes.
Para definir o custo de cada procedimento, você precisa conhecer todos os custos que envolvem o funcionamento da sua clínica odontológica.
Calculando os custos para o funcionamento da clínica odontológica
Conforme falamos no item anterior é preciso pré-fixar o preço dos procedimentos, entretanto este preço deve cobrir as despesas da clínica gerando ainda uma margem de lucro. Vejamos quais são os principais custos neste ramo de atividade.
Aluguel da sala comercial: Se você não possui um imóvel próprio em uma área bem localizada, precisará pagar aluguel e talvez taxa de condomínio.
Aquisição e manutenção de equipamentos: É preciso conhecer um média de custos relacionados a aquisição de novos equipamentos e a realização das manutenções necessárias.
Aquisição de materiais: Você também deverá considerar os materiais utilizados em cada procedimento na formação do preço.
Despesas Fixas: Água, luz, telefone e internet. Estas despesas são essenciais para o funcionamento de sua clínica odontológica e devem entrar na formação de preço.
Salário de auxiliares e recepcionistas: Uma clínica odontológica geralmente conta com o apoio de auxiliares e recepcionistas, considere também a sua folha de pagamento.
Tributos: Assim como qualquer empresa, uma clínica odontológica também deve pagar impostos, portanto, eles também entram na conta.
Estes são os principais itens que compõem a despesa mensal de uma clínica odontológica, tenha uma média do valor total de suas despesas e também do número de atendimentos que você realiza mensalmente. Confronte as informações e veja quanto você deverá cobrar por procedimento para fazer frente a todas as despesas, gerando também lucros.
Já tem os preços definidos e não há possibilidade de aumentá-los? Tente reduzir custos ou aumentar a sua carteira de clientes através de estratégias de marketing.
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Trabalhe na redução de custos
Para melhorar os seus resultados e também a sua margem de lucro, encontre formas de reduzir os custos relacionados ao funcionamento da sua clínica odontológica.
Com base no levantamento de todas as suas despesas, veja se há algo que possa ser reduzido, busque melhores preços com fornecedores, substitua lâmpadas comuns por lâmpadas de LED e equipamentos de ar-condicionado por modelos inverter que são mais econômicos, por exemplo.
Invista em marketing digital e nas redes sociais
Com as contas em dia, é preciso fazer a clínica odontológica crescer, uma boa estratégia é o investimento em marketing digital e também nas redes sociais.
Diariamente milhares de pessoas estão conectadas a internet e também nas redes sociais, desperte neste público o interesse e a necessidade pelos seus serviços, torne a sua clínica conhecida e atraia novos clientes.
O marketing digital, é capaz de oferecer excelentes retornos a um custo muito baixo. Uma boa dica é iniciar um perfil no Instagram para divulgar a sua clínica odontológica, vale ressaltar também a necessidade de publicar conteúdos relevantes, com qualidade e frequência, gerando autoridade para o seu negócio.
Através das redes sociais, muitas pessoas podem interagir com a sua clínica, curtindo, comentando publicações, enviando mensagens, fazendo perguntas e retirando dúvidas. Não deixe de responder cada uma delas com dedicação e atenção, interagir com seus possíveis clientes pode atrair muitos negócios. As pessoas costumam valorizar não somente clínicas mais quaisquer empresas que estejam dispostas a ouvir seus clientes.
Assim, quando precisarem de um dentista, logo lembraram de você!
Diversifique: Venda produtos em sua clínica odontológica
Sabemos que alguns procedimentos exigem a utilização de determinadas medicações ou produtos. Aproveite a oportunidade e venda os mesmos na sua própria clínica, assim você aproveita uma necessidade para gerar maiores receitas, oferecendo também comodidade aos seus clientes, que não precisarão se deslocar em busca do produto que necessitam.
É a mesma lógica utilizada pelas farmácias! Tente encontrar um hospital que não possua ao menos uma única farmácia próxima! Praticamente impossível não é mesmo? Mas, se encontrar abra uma farmácia por lá! Você vai ganhar dinheiro!
A ideia de vender alguns produtos na clínica odontológica é a mesma, aproveitar a necessidade dos clientes para gerar negócios!
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Esteja sempre preocupado com a qualidade do serviço ofertado
Sem dúvidas a melhor propaganda é a indicação. Portanto, para aumentar o seus lucros e também o número de pacientes atendidos esteja sempre preocupado com um atendimento de excelência. Assim, você será indicado por seus pacientes a outras pessoas, uma propaganda gratuita e que oferece ótimos resultados.
Estas são apenas algumas estratégias para ajudar a sua clínica odontológica a crescer e a obter melhores resultados, continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre por dentro dos melhores conteúdos para profissionais da área de saúde!