Logo Ajmed Neg - AJMED

Como ter um bom controle financeiro de Clínica Médica

Como ter um bom controle financeiro de Clínica Médica

Um dos segredos do sucesso de qualquer empresa, passa pelo seu planejamento e controle financeiro de Clínica Médica.

Conhecer com exatidão todos os recursos que entram e saem de uma empresa, fazem uma grande diferença para que seja possível alcançar os resultados e objetivos esperados.

O Brasil é um dos países com maior número de empresas fechando diariamente. Muitos atribuem este fato a alta carga tributária, ao baixo número de vendas e aos custos operacionais do negócio. Por outro lado existem empresas que mesmo neste cenário, continuam crescendo e expandindo seus negócios. Qual o segredo destas empresas, será apenas sorte?

Temos certeza que não, por isso decidimos trazer algumas dicas importantes de gestão financeira para o sucesso do seu negócio.

Finanças Pessoais x Finanças Empresariais

Um dos erros clássicos, cometido por boa parte dos empresários é a não divisão das finanças pessoais e empresariais.

É preciso que o empresário determine com base no porte da empresa e na sua capacidade financeira, uma retirada mensal determinada pró-labore. Este valor é uma espécie de salário e será depositado em conta Pessoa Física do proprietário. Em hipótese alguma deve-se utilizar recursos da empresa para fins pessoais, pois assim torna-se praticamente impossível mensurar quais são os custos reais da empresa, sua margem de lucro ou até mesmo determinar possíveis prejuízos.

Separando o pessoal do empresarial, e utilizando as ferramentas corretas de gestão será possível conhecer melhor a saúde financeira de sua clínica.

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE

 

O Demonstrativo de Resultado do Exercício apresenta de forma vertical e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas em um determinado período.

Através do DRE será possível identificar o resultado líquido da clínica, conhecer as suas despesas e receitas, margem de lucro, entre outros parâmetros que servirão de base para tomada de decisões importantes para a saúde financeira da empresa. Como por exemplo identificar e reverter cenários de prejuízo ou certificar-se de estratégias positivas da empresa para utilizá-las ainda mais.

[gen_shortcode id=”1146″ title=”Botoes_Contato”]

Como montar um DRE?

Um DRE precisa obrigatoriamente conter todas as entradas e saídas de recursos de uma empresa, sendo assim em geral é formado por:

Receitas

Na parte de receitas são registradas as entradas de recursos para a empresa. Nesta parte do DRE serão inseridas a título de exemplo:

  • Os valores recebidos relativos à venda de mercadorias
  • Os valores recebidos relativos à prestação de serviços
  • Recebimentos de aluguel de imóveis da empresa
  • Recebimento de juros e dividendos de investimentos

Em resumo a receita precisa ser entendida como tudo aquilo que gera valor e recursos financeiros para a empresa.

Despesas

Na parte de despesas são registradas as saídas de recursos da empresa. Nesta parte do DRE serão inseridas a título de exemplo:

  • Despesas com a folha salarial
  • Impostos
  • Água,luz, telefone e internet
  • Aluguel de imóveis de terceiros
  • Material de escritório

https://ajmed.com.br/contabilidade-clinicas-de-ortopedia/

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é um demonstrativo em ordem cronológica de todas as entradas e saídas de recursos financeiros de uma empresa, sendo um item importante para se ter Controle financeiro de Clínica Médica perfeito.

Com o fluxo de caixa a empresa consegue programar pagamentos de forma que as entradas de receita em caixa sejam sempre suficientes para cobrir as despesas e no momento correto.

Veja neste artigo como administrar uma clínica estética.

Conciliação Bancária

Outra ferramenta muito importante em uma boa gestão financeira, é a conciliação bancária, como por exemplo o Conta Azul ou a Feegow. Através desta ferramenta é possível confrontar os lançamentos de contas a pagar e contas a receber da empresa, identificando assim possíveis receitas e despesas não lançadas em seu fluxo de caixa.

Evitando assim, despesas não autorizadas, garantindo ainda a fidelidade das informações prestadas. Desta forma, o empresário pode conhecer em detalhes e com segurança a destinação de recursos de sua clínica.

Um sistema de controle financeiro de Clínica Médica que indico seria o Feegow, veja esta matéria.

Capital de Giro e Reserva de Emergência, essenciais para um controle financeiro de Clínica Médica

Outro ponto muito importante para a saúde financeira de uma clínica é a manutenção de um capital de giro e também reserva para emergências.

O capital de giro é basicamente o dinheiro que a empresa precisa para manter a sua estrutura em operação enquanto aguarda o recebimento de suas receitas.

Por exemplo, temos a indústria automobilística que precisa de capital para produzir os veículos, recebendo apenas posteriormente a receita por suas vendas. O capital de giro é o recurso que mantém a fábrica em operação até que se realize o ciclo de venda do produto.

A importância de uma assessoria contábil para o controle financeiro de sua clínica

Uma boa gestão financeira deve organizar e confrontar receitas e despesas, possuir capital de giro, controle de estoques, transformar números em gráficos e realizar análises.

Pensando no sucesso e crescimento de seus clientes a AJMED oferece serviços de terceirização do financeiro de clínicas através de um BPO Financeiro, desta forma você alcançará o controle financeiro de Clínica Médica.

A AJMED sabe das responsabilidades que um empresário possui para manter as atividades de sua clínica em dia, prestando um atendimento de excelência e qualidade aos seus clientes. Devido a isso, muitas vezes não sobra tempo para gerir adequadamente a parte financeira de sua clínica.

Um bom contador precisa oferecer serviços diferenciados, deixando de ser um simples emissor de guias tributárias e folhas de pagamento e tornando-se um verdadeiro consultor empresarial.

Uma assessoria contábil deve ir além das obrigações fiscais, pensando e trazendo soluções para o crescimento das empresas de seus clientes.

Antenada ao desenvolvimento tecnológico e visando oferecer sempre os melhores serviços, a AJMED possibilita aos seus clientes a terceirização da gestão financeira de suas clínicas, desta forma o controle financeiro de Clínica Médica fica à nosso cargo.

Desta forma, o empresário pode dedicar uma maior parte do seu tempo para atividade fim do seu negócio, deixando nas mãos de uma equipe altamente qualificada a gestão financeira de seu negócio.

Os resultados de sua clínica podem ser alavancados através de uma gestão financeira eficiente, possibilitando assim o crescimento de sua marca.

Com os nossos serviços, você contará com  gestão de contas a pagar e a receber, conciliação de extratos e informações bancárias, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, análises e indicadores de performance.

Não perca mais tempo, coloque a gestão contábil e financeira de sua empresa nas mãos de quem entende do assunto e tem experiência no mercado. Entre em contato com a nossa equipe e conheça um pouco mais dos nosso serviços.

A AJMED possui 40 anos de experiência no mercado, sendo especialista nos serviços de contabilidade e gestão para a área de saúde.

Conte com todo o expertise de nossa equipe de profissionais e tenha a certeza de que a sua empresa está em boas mãos.

Manter todas as obrigações fiscais em dia é muito mais do que uma obrigação legal, mas também é a segurança e a garantia de que a sua empresa não sofrerá com a aplicação de multas e demais sanções por parte dos órgãos de fiscalização.

Entre em contato conosco, retire as suas dúvidas e conheça os nossos serviços!

Classifique nosso post [type]
Recomendado só para você
Neste artigo vamos ajudar você, explicando o passo a passo…
Cresta Posts Box by CP
Fale Conosco
1
Olá, tudo bem?
WhatsApp
Olá, tudo bem? ​👋​​👋​
Fique a vontade para tirar suas dúvidas.
Responderei o mais rápido possível! 😃​😃​